
Álbum de fotografia de casamento: tudo o que os noivos têm de saber
Compartilhe
Quando falamos em álbuns de fotografia de casamento, os noivos têm duas hipóteses: ou organizam o álbum de fotografia eles próprios, ou podem partilhar essa tarefa com o fotógrafo de casamento. Não existe uma fórmula mais correta do que a outra e a decisão cabe inteiramente aos noivos.

No entanto, gostaria de frisar que o fotógrafo tem, à partida, mais experiência a criar álbuns fotográficos de casamento e saberá tudo o que pode ou não pode ser feito num álbum. Que personalizações são possíveis? Que materiais são mais duradouros? Como alcançar a melhor relação qualidade/preço? Estas são algumas das respostas que um fotógrafo de casamento já terá na ponta da língua.

Atenção! Não é a minha intenção subestimar a perícia que um par de noivos dedicados e apaixonados pode desenvolver de um momento para o outro. Planear um casamento é coisa de super-heróis!
Os detalhes da criação de um álbum de casamento

Então, como é que o fotógrafo cria o álbum de casamento? Qual é o papel dos noivos? Primeiro, escolher as fotos é uma tarefa feita entre o casal e depois, entre o casal e o fotógrafo - embora a decisão final seja sempre a dos noivos. Escolher os acabamentos, as cores, os materiais e as restantes personalizações do álbum é a fase seguinte. Os materiais, em particular, são um ponto importante a debater, não só pelo aspeto visual, mas também pela questão da longevidade.

O álbum de fotografias de casamento é para partilhar com os filhos, netos e bisnetos, amigos, mães e pais. No início, várias vezes por ano e, com o passar do tempo, talvez só uma vez por ano na data que marca o dia especial. Ou quandos os netos têm um ataque de curiosidade! Apesar de não ser uma peça de museu, é como se fosse - e, como tal, a durabilidade dos materiais é importante.

Podem personalizar a capa com vários materiais: papel clássico, couro real ou sintético dos mais variados tons e texturas. No que toca ao interior, aconselho um papel com gramagem elevada ou papel algodão, um material nobre e de grande qualidade.

Após esta fase, o fotógrafo irá criar uma maquete digital do álbum fotográfico, ou seja, uma representação realista do resultado final, mas em formato digital. Assim, os noivos têm a oportunidade de visualizar o seu álbum antes mesmo de ele ser impresso no laboratório. Com a aprovação dada, o fotógrafo encarrega-se de produzir o álbum em formato físico num laboratório profissional. Et voilà! Um dos dias mais especiais da vossa vida que fica imortalizado.


Os melhores lugares para casamentos na Ilha Terceira, Açores

As 20 melhores - Prémio Coleção de Fotografias de Casamento

Casamento a dois - conheça o fenómeno do elopement

5 Quintas Para Casamentos em Lisboa com Cenários Fotogénicos
