Dicas imperdíveis para levar o animal de estimação ao seu casamento
Compartilhe
Se está a planear o seu casamento ou sessão fotográfica e tem animais de estimação, provavelmente já lhe ocorreu levar o seu amigo patudo no grande dia.
Mas será que pode levar o seu cão (ou outro animal) ao seu casamento? Sim, pode e deve!
Não é de todo um pedido incomum, tanto em casamentos como em sessões fotográficas.
E também não será surpresa que os animais de estimação mais populares sejam os cães e os gatos, (embora estes últimos não sejam, por norma, grande adeptos de confusões e ambientes agitados).
Os animais de estimação são a nossa família, e muitas vezes olhamos para eles como filhos.
Por isso, se conhecer bem a personalidade dos seus animais de estimação, não os deixe em casa no dia do casamento!
Acredito que tenha algumas dúvidas em relação a este processo. É importante que o seu amigo de quatro patas se sinta confortável neste dia, pois ambos sabemos que pode ser bastante stressante.
Aqui ficam algumas dicas e respostas a questões frequentes para ajudar a preparar o seu animal de estimação:
Os animais devem ter algum tipo de treino prévio?
Na minha opinião, não é necessário qualquer tipo de treino específico, embora deva ter em consideração alguns pormenores.
Por exemplo, conheça os limites do seu animal de estimação e do espaço do casamento ou do local da sessão fotográfica. Alguns amigos de quatro patas são mais espertos e têm tendência para aproveitar um momento de distração para dar uma corridinha sem destino.
Quanto mais obediente ou treinado o seu cão for, melhor. No que toca às experiências que tenho tido, os casais que optam por levar o seu animal de estimação para o casamento ou sessão fotográfica têm plena confiança nos seus cães.
Devo levar algum equipamento ou acessório específico?
No caso dos cães, a trela é muito útil, mesmo que depois seja retirada em momentos estratégicos da sessão fotográfica. No casamento, principalmente na parte da cerimónia, é importante usar a trela para controlar melhor o vosso patudo e evitar movimentos súbitos que possam causar sustos ou confusão entre os convidados ou membros da igreja (não nos podemos esquecer de que certos cães podem ser especialmente trapalhões ou brincalhões).
Relativamente à ração, creio que pode ser uma boa aliada no dia do casamento (a estratégia é tudo!). Quanto à sessão fotográfica, sem dúvida que recomendo levar água e alguns snacks para entreter o seu cão em determinados momentos ou até mesmo para direcionar a sua atenção para onde desejar.
Já em relação à roupa ou a adereços, vai depender do gosto dos noivos e do ambiente da cerimónia, mas é sempre boa ideia pensar no conforto do seu amigo de quatro patas.
As sessões fotográficas que contam com a presença de um animal de estimação costumam ser mais prolongadas?
Pode acontecer. Se o cão alinhar nas brincadeiras com os donos, pode proporcionar situações divertidas e tornar a sessão um pouco mais alargada. Mas sem exageros! Lembre-se apenas que se pretender fotos espontâneas, é este o caminho a seguir!
Dependendo da quantidade de divertimento e correrias, o cão pode também chegar a um ponto em que fica tão cansado que precisa de uma pausa. Não se esqueça de aproveitá-la para hidratar e para "apanhar" o seu cão numa fase mais calma, em que talvez esteja mais recetivo aos mimos…
Vou precisar da ajuda de outra pessoa para vigiar o meu cão?
Pode ser útil contar com a ajuda de alguém (um familiar ou amigo ou até alguém contratado especificamente para fazer o chamado pet sitting). Afinal, o dia é dos noivos e devem ser eles o centro das atenções. Portanto, para tarefas como gerir os petiscos, a água, o comportamento e o descanso necessário do seu animal de estimação, esta ajuda pode ser preciosa. E se o casamento for na igreja, também é possível que os animais tenham de ficar à porta, portanto, é bom ter isso presente durante o planeamento (se for uma cerimónia ao ar livre, não há essa limitação).
Esta pessoa responsável também pode ajudar a cuidar do animal de estimação após a cerimónia propriamente dita: na sessão com o casal e até nas fotos de grupo.
Não se esqueça: este é um dia especial, mas também é longo e atarefado. Portanto, é natural que os noivos precisem de uma ajudinha com o seu animal de estimação.
Garanta que o seu animal de estimação pode participar na festa
É fundamental certificar-se de que tanto os convidados como os membros da igreja estão à vontade com o seu animal de estimação e não têm fobias ou alergias.
Se estiver a pensar em levá-lo ao local do casamento (por exemplo, uma quinta ou hotel), não se esqueça de confirmar primeiro com a gerência se tal é permitido (ou corre o risco de ter um dissabor inesperado).
É certo que os animais de estimação fazem parte da vida e até da família, portanto, embora faça todo o sentido que participem no dia mais bonito da sua vida, também deve fazer por cumprir as regras dos espaços da cerimónia e/ou festa.
Verá que estas dicas vão proporcionar momentos divertidos a todos e contribuir para um casamento memorável.
Sobre mim
Desde 2009 que me dedico à cobertura de cerimónias de casamento. O meu trabalho nesta área foi crescendo gradualmente, até formar o portfólio aqui apresentado.
Podem solicitar aqui um orçamento ou reunião. Terei todo o gosto em falar convosco!