
Dicas imperdíveis para levar o animal de estimação ao seu casamento
Compartilhe

Se está a planear o seu casamento ou sessão fotográfica e tem animais de estimação, provavelmente já lhe ocorreu levar o seu amigo patudo no grande dia.

Mas será que pode levar o seu cão (ou outro animal) ao seu casamento? Sim, pode e deve!
Não é de todo um pedido incomum, tanto em casamentos como em sessões fotográficas.
E também não será surpresa que os animais de estimação mais populares são cães e gatos, (embora estes últimos não sejam, por norma, grande adeptos de confusões e ambientes agitados).

Os animais de estimação são a nossa família, e muitas vezes olhamos para eles como filhos.
Por isso, se conhecerem bem a personalidade dos seus animais de estimação, permitam que eles participem no dia do casamento e não os deixem em casa!
Acredito que tenha algumas dúvidas em relação a este processo. É importante que o seu amigo de quatro patas se sinta confortável neste dia, pois ambos sabemos que pode ser bastante stressante.

Sem mais demora, aqui ficam algumas dicas e respostas a questões frequentes para ajudar a preparar o seu animal de estimação:
Os animais devem ter algum tipo de treino prévio?
Na minha opinião, não é necessário qualquer tipo de treino específico, embora deva ter em consideração alguns pormenores.
Por exemplo, conheça os limites do seu animal de estimação e do espaço do casamento ou do local da sessão fotográfica. Alguns caninos são mais espertos e têm tendência a aproveitar um momento de distração para dar uma corridinha sem destino.

Quanto mais obediente ou treinado o seu cão for, melhor. Contudo, na minha experiência passada, os casais que optam por levar o seu animal de estimação para o casamento ou sessão fotográfica têm plena confiança nos seus cães.
Devo levar algum equipamento específico ou ração?
A coleira é muito útil até chegarmos ao ponto da sessão fotográfica. No caso do casamento também é importante para evitar que ele entre pela igreja e possa assustar alguns convidados ou membros da igreja (alguns cães - especialmente os de porte grande - são peculiarmente trapalhões e brincalhões :)

No que toca á ração, creio que é mais importante para o dia do casamento. Para uma sessão fotográfica, sem dúvida que recomendo levar água e alguns snacks para entreter o seu cão em determinados momentos ou até mesmo para ajudar a manter o foco.

Já em relação á roupa para animal, vai depender do gosto dos noivos e do que é habitual para vocês e para o vosso filhote de quatro patas.
As sessões fotográficas costumam ser mais prolongadas quando existe a presença de um animal de estimação?
Pode acontecer. Se o cão alinhar nas brincadeiras com os donos, pode proporcionar mais situações dinâmicas e divertidas.
Dependendo dessa dinâmica, o cão pode também chegar a um ponto em que fica tão cansado que precisa de uma pausa - e que pode ser aproveitada para hidratar.
Em modo geral, deve antecipar que a sessão demore um pouco mais do que o previsto, mas nada de extraordinário.

Vou precisar da ajuda de uma terceira pessoa para vigiar o meu cão?
Pode ser útil ter alguém responsável por ele(s) para gerir a ração, a hidratação e o descanso necessário, bem como ficar com ele junto à porta da igreja (numa cerimónia ao ar livre não há essa limitação).
Também pode ajudar a trazê-lo nas alturas mais adequadas às fotos, como a sessão com o casal e, quem sabe, nas fotos de grupo.
Embora seja o vosso animal, é um dia longo e atarefado, pelo que não vão conseguir prestar a atenção e cuidado que é normal no dia-a-dia.
Essa tarefa tanto pode ser delegada a um familiar ou amigo, bem como a alguém contratado especificamente para isso.

Garanta que o seu animal de estimação pode participar na festa
Por fim, devem certificar-se que tanto os convidados como os membros da igreja estão à vontade com o seu animal de estimação e não têm fobias ou alergias.
Se optarem por levá-lo ao recinto do casamento - como uma quinta ou hotel - não se esqueçam de confirmar primeiro com a gerência se é permitido levar animais (ou correm o risco de ter um dissabor inesperado).

Os nossos animais de estimação são parte da nossa família, por isso faz todo o sentido convidá-los para o dia mais bonito das nossas vidas!

Tal como um verdadeiro filho, os nossos patudos requerem alguns cuidados e atenções especiais, mas nada que não seja fazível durante a cerimónia.
Já a recompensa é muito mais gratificante. Vão proporcionar momentos divertidos aos seus convidados e recordar mais tarde o casamento - com a família toda presente :)

Sobre mim
Desde 2009 que me dedico à cobertura de cerimónias de casamento. O meu trabalho nesta área foi crescendo gradualmente, até formar o portfólio aqui apresentado.
Podem solicitar aqui um orçamento ou reunião. Terei todo o gosto em falar convosco!



Os melhores lugares para casamentos na Ilha Terceira, Açores

As 20 melhores - Prémio Coleção de Fotografias de Casamento

Casamento a dois - conheça o fenómeno do elopement

5 Quintas Para Casamentos em Lisboa com Cenários Fotogénicos
