Casamento a dois - conheça o fenómeno do elopement
Compartilhe
Fugir de tudo e todos, casar às escondidas e voltar ao quotidiano mesmo a tempo de surpreender a família e os amigos. Pode parecer uma cena radical de um filme de comédia romântica, mas, hoje em dia, este tipo de casamento já é bastante comum, um pouco por todo o mundo.
Falamos, claro está, do casamento a dois – também conhecido no estrangeiro por “elopement”. Este fenómeno tem vindo a ganhar adeptos na última década, não só pela modernização da cerimónia em si, mas também pela liberalização do próprio casamento.
Então o que é o Elopement?
Para compreendermos melhor este fenómeno, temos de perceber primeiro a origem da palavra. As primeiras traduções literais de “eloping” correspondiam ao ato de fugir, tendo uma conotação negativa - como fugir de um hospício, por exemplo.
Contudo, com o passar dos anos e da evolução linguística, a expressão foi sendo gradualmente usada para descrever casais que optam por um casamento a dois, com um número muito reduzido de convidados, ou até mesmo sem eles. Há ainda quem use a expressão quando os noivos optam por casar no estrangeiro (ou num destino mais afastado) e em segredo. Em Portugal, usamos o termo “casamento a dois” para descrever este estilo de casamento.
Porque devo considerar um elopement?
Existem muitas vantagens de organizar um casamento a dois, mas o principal fator de escolha por parte dos noivos prende-se com as suas ideologias e gostos pessoais.
Na verdade, nem toda a gente sonha em ter um casamento megalómano com centenas de convidados, por várias razões. Muitos casais não querem gastar valores exorbitantes na cerimónia, outros não têm tempo ou vontade para lidar com a organização inerente ao casamento, alguns têm ainda pavor de uma comemoração com tanta gente. E se está a começar a planear o seu casamento, provavelmente já chegou a um ponto em que mesmo para organizar uma cerimónia mais reservada, é necessário tempo e dinheiro.
Porém, nem sempre o orçamento é o fator decisivo para quem opta por este estilo de casamento. O casamento a dois é, na realidade, muito procurado por casais que querem uma cerimónia mais intimista e romântica. São casais que sonham e desejam em dar o nó, mas à sua maneira e sem radicalismos. Não só procuram “fugir” para casar, mas também “fugir” dos casamentos ditos tradicionais.
Devo contar à família que vou casar?
Neste tema, as opiniões dividem-se. Há quem defenda que deve contar pessoalmente à sua família e amigos próximos a decisão de não organizar uma grande festa para o seu casamento e consequentemente não haver convidados - assim como há quem prefira casar primeiro e revelar a grande surpresa depois do ato.
O consenso geral é: nesta situação, pense primeiro na família e nos amigos.
Se tem familiares e amigos devotos e religiosos (mesmo que não concorde com os seus ideais), talvez seja melhor explicar-lhes a sua decisão antes. Especialmente se os seus entes queridos - como pais e avós - sempre sonharam participar num momento tão importante na sua vida, pois para eles poderá ser um choque ou uma decisão mais difícil de aceitar.
Por outro lado, em famílias mais liberais, pode fazer a surpresa e voltar casada de uma “simples viagem romântica a dois”!
Mas tome nota: Não deixe de planear o seu elopement!
Se está neste momento a pensar que um casamento a dois parece fantástico para não ter de se preocupar com nada… não é bem assim. :)
Não caia no erro de organizar apenas os mínimos essenciais para o casamento!
Um casamento a dois é mais fácil de planear e de controlar as várias partes envolvidas, mas ainda assim requer toda a atenção e cuidado dos noivos. Pode contratar um wedding planner para organizar e gerir os serviços e fornecedores que contratou, por exemplo.
Outro aspeto a ter em conta é a escolha do local do casamento. Pode economizar no casamento ou então manter o orçamento que tinha estipulado e optar por aquele destino paradisíaco que sempre sonhou. Em Portugal, os Açores são um dos cenários mais bonitos que vai poder encontrar.
Por último (e talvez o mais importante), contrate um fotógrafo profissional e especialista em casamentos! Por mais informal ou despreocupado que seja o casamento dos seus sonhos, todos sabemos que as memórias se desvanecem. Um fotógrafo de casamentos está preparado para registar os momentos-chave da cerimónia como ninguém e capturar de forma exímia os grandes (e pequenos) momentos intimistas dos noivos!
Agora que já conhecem melhor o fenómeno do elopement, cabe-vos decidir se é o caminho que desejam percorrer!
Sobre mim
Desde 2009 que me dedico à cobertura de cerimónias de casamento. O meu trabalho nesta área foi crescendo gradualmente, até formar o portfólio aqui apresentado.
Podem solicitar aqui um orçamento ou reunião. Terei todo o gosto em falar convosco!