A importância de escolher um fotógrafo especialista em casamentos
Compartilhe
Escolher um fotógrafo de casamento é, muito provavelmente, a melhor decisão que irão tomar na preparação desta cerimónia tão especial.
Desde o seu aparecimento, no século XIX, que a fotografia tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos e entusiastas e é fácil perceber porquê – na sua essência, capta um momento único, capaz de perdurar ad aeternum – até ao fim dos tempos. A magia de um simples clique mistura-se com a arte do fotógrafo, capaz de eternizar emoções e momentos para mais tarde recordar e reviver.
Contudo, nem toda a fotografia nem todos os fotógrafos são iguais. Para que façam a escolha acertada para o vosso casamento, é fundamental perceberem a importância de escolher um fotógrafo especialista em casamentos.
Preparado para os momentos-chave da cerimónia
Este é, sem sombra de dúvida, o fator mais diferenciador. Um fotógrafo de casamentos está preparado para registar os momentos-chave da cerimónia como ninguém.
Já imaginaram receber o álbum de fotos e constatar que aquele momento íntimo ou aquela troca de olhares subtil não foram incluídos? É aqui que um especialista entra em cena – durante a comemoração, podem contar com a sua presença e disponibilidade na hora ‘H’. Para além disso, tem a capacidade de capturar de forma exímia os grandes (e pequenos) momentos e de conhecer a ordem de eventos e a disposição da cerimónia como poucos.
Experiência em casamentos
A experiência em casamentos é fundamental, pois torna a rotina do fotógrafo mais previsível, mas não só. Por outro lado, é a garantia de que o fotógrafo já passou por várias situações, desafios e momentos inesperados, tendo de se adaptar com mais frequência e agilidade para encontrar soluções de imediato. Por muito que o casamento seja bem planeado e executado, existem sempre situações imprevisíveis ou surpresas para os noivos.
Atenção ao detalhe
Este fator é resultado da junção dos dois primeiros pontos. Um fotógrafo especialista em casamentos - com toda a sua experiência e preparação - estará apto para registar todos os instantes, incluindo momentos espontâneos. A atenção ao detalhe não se verifica só no enquadramento das fotografias ou nas poses dos intervenientes, mas também na captura de momentos espontâneos!
Afinal de contas, todos querem aproveitar e celebrar este momento de forma genuína e enquanto se divertem. O vosso fotógrafo será capaz de se adaptar às emoções do momento e registá-las, sem perturbar o clima festivo.
Equipamento e técnicas avançadas
Embora a maioria dos estúdios e fotógrafos profissionais tenham equipamentos topo de gama, é essencial usá-los (e otimizá-los) para um evento tão específico como o casamento. Mas não se assustem! Não precisam de conhecer ao mais ínfimo pormenor as máquinas fotográficas, lentes ou a panóplia de acessórios que são usados. Questionem e reúnam com vários fotógrafos profissionais que certamente poderão explicar-vos, de forma simples, o propósito dos principais mecanismos. Já em relação às técnicas avançadas, consultem ou solicitem o portfólio aos fotógrafos que têm em mente contratar, bem como algumas versões “antes e depois” da pós-produção. Vão facilmente perceber a diferença entre um principiante ou um fotógrafo especialista em casamentos, e ficarão certamente surpreendidos com o nível de detalhe e dedicação que está implícito em cada foto.
Exemplo de "antes e depois" da pós-produção.
Agora que já compreendem melhor a importância de um fotógrafo de casamentos, eis alguns pontos que devem ter em conta no momento de escolherem o vosso fotógrafo.
Avaliem o portfólio
Mas não só. Comecem por pesquisar fotógrafos especialistas em casamentos e procurem feedback sobre eles. Depois sim, consultem o portfólio de cada um e avaliem o seu trabalho e estilo particular. Embora possam preferir um determinado tipo de estilo de fotografia mais do que outro, não excluam de imediato essa opção. Existe sempre flexibilidade de ambas as partes e, independentemente do seu estilo característico, o fotógrafo irá retratar a personalidade e carisma dos noivos e do casamento.
Solicitem um orçamento
Depois de avaliarem e selecionarem os fotógrafos de que mais gostaram, é hora de pedir alguns orçamentos. No entanto, é muito importante frisar que nem todos os orçamentos serão iguais no que toca aos serviços incluídos. Um orçamento mais baixo poderá não incluir um serviço que pretendem, por isso analisem-nos cuidadosamente e com calma.
Solicitem uma reunião
Embora este seja o último passo da lista, não é estritamente necessário deixar a reunião como último recurso. Aliás, podem e devem agendar uma reunião sempre que acharem mais benéfico, ao invés de trocar emails e chamadas, ou então se estiverem a lidar com prazos muito apertados. Algumas das questões mais importantes e comuns que são feitas, estão relacionadas com o formato e resolução das fotografias, prazo de entrega, quantidades e cópias.
No fundo, não tenham receio ou vergonha de questionar um profissional sobre aquilo que não sabem! O mais importante é que ambas as partes esclareçam as dúvidas o quanto antes, para que a cerimónia decorra na perfeição e o fotógrafo possa eternizar o vosso momento através da arte que nós todos amamos – a fotografia.
Desde 2009 que me dedico à cobertura de cerimónias de casamento. O meu trabalho nesta área foi crescendo gradualmente, até formar o portfólio aqui apresentado.
Podem solicitar aqui um orçamento ou reunião. Terei todo o gosto em falar convosco!